top of page

Biografia da Equipa

Diana Antunes

Diana Antunes tem 30 anos, residente no concelho de Mafra.  A sua formação é em Interpretação e Animação Circense pela EPAOE, Chapitô. Realizou estágio profissional na FLIC Scuola di Circo, em Itália. Frequentou o curso de Gestão e Produção das Artes do Espetáculo no Fórum Dança. A sua atividade profissional é artista circense e gestora de projetos artísticos. É um dos membros fundadores da associação cultural Indecisas Produções, onde desempenha várias funções. Nos últimos anos participou em diversos projectos como, intérprete no espectáculo de teatro “Quarto Crescente” exibido no Teatro São Luís e no Teatro da Barraca em 2011. Foi co-autora e intérprete do espectáculo de teatro-circo "Sonhando Acordado" produzido pela Associação Indecisas Produções, que estreou no Festival Cidade Preocupada 2015 em Montemor-o-Novo, bem como do espectáculo "Bagagem em Viagem" produzido pela mesma entidade. Em 2016 participou como intérprete malabarista numa criação que foi apresentada no Castello Sforzesco em Milão. Em 2017 fez a direcção artística do espetáculo “Um Sonho de Camões” inserido na programação do F.I.C Festival Internacional de Cultura de Cascais, pela associação Indecisas Produções. Nos últimos cinco anos tem desempenhado a função de directora artística e produtora no evento Cascais Christmas Village, o que inclui anualmente a criação e encenação de um espectáculo de teatro-circo para a infância e a gestão das equipas artísticas. Atualmente faz a gestão do projeto Crescer com Arte, um projeto promovido pela associação Indecisas Produções que pretende desenvolver um conjunto de atividades e experiências artísticas para jovens, financiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade.

Jorge Serena

Jorge Serena, Malabarista profissional, formado no Chapitô e com estágio profissional realizado na Escola Internacional de Circo Carampa. Dispõe de um vasto léxico na relação entre objetos e a realidade gravitacional, com foco no objecto, intrinsecamente ligado à expressão corporal, ao contacto com o corpo e a presença do mesmo no espaço. Integrou, ao longo de 15 anos de carreira, espetáculos e eventos por vários países da europa, com maior incidência no território nacional, tendo participado em vários programas televisivos e atuado nas mais variadas salas de espetáculo. Sócio fundador da associação “Indecisas produções”, uma associação cultural com foco no desenvolvimento das artes do Circo, onde executa trabalho de interprete, produção, composição audiovisual, obras de cenografia, adereços e espetáculos direcionados para o malabarismo e as artes circenses. Artista multidisciplinar, parte integrante da equipa artística da associação “Alma d  ́ Arame" como performer, com espetáculos desenvolvidos nas áreas das formas animadas, manipulação de objetos, teatro e vídeo arte aplicado à performance, tais como “Apolo Descapotável”, “O que o mundo precisa é de uma Deusa”, “No Tempo de”, “Solitária”, entre outros. Autodidata na área da música eletrónica e vídeo experimental, dedicado a estéticas contemporâneas que se situam entre o concretismo, drone, glitch e noise. Executa performances com forte ligação à linguagem cômica combinada com o virtuosismo da manipulação de objectos em contraponto com um reflexo interno sobre a realidade e as razões da existência.

Samuel Managil

Samuel Managil é um artista sonoro interdisciplinar, performer, improvisador e compositor. Cria sons, e compõe música para instalações interativas, obras multimédia, peças de Teatro e Filmes. Licenciado em Ciências e Tecnologias do Som, pela Universidade Lusófona de Lisboa, desenvolve conhecimentos em música electrónica, métodos de síntese, captação e produção sonora, aliando o seu léxico a uma estética experimental através de sistemas musicais híbridos. Explora as possibilidades sonoras da música eletroacústica e computacional, arquitetura e performance, onde a sua música concentra-se em estruturas composicionais electrónicas de controlo dinâmico e detalhe textural. Os seus trabalhos, desdobram-se em colaborações com identidades como, MCB, Fundação Jean François Schneider, Teatro Pogo, no âmbito da criação de Sound Design para plataformas de comunicação digital e composição sonora para instalações. Participou em festivais como, FUSO Vídeo Experimental Festival, P!Performa, Over n ́Out Cinema São Jorge em colaboração com artistas visuais, em obras fílmicas e performances, no contexto de improvisação musical, e produção sonora para multicanal. Os seus focos de interesse e pesquisa passam pela cibernética, na relação do som com a imagem como um trabalho sinestético, o espaço como elemento performativo sujeito a várias reformulações sonoras enquanto instrumento, utilizando lógicas algorítmicas e eletrónicas para materializar novas estratégias de composição, deixando para trás estruturas musicais padrão, numa busca de efeitos texturais e timbres incomuns, que interrogam as fronteiras entre a música experimental e a arte conceitual, e valorizam a intervenção humana na dimensão sonora.

Mafalda Antunes

Mafalda Antunes nascida a 28 de Agosto de 1997, em Lisboa. Iniciou o seu percurso artístico em 2013, no curso de Cenografia, Figurinos e Adereços, na escola profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo, Chapitô. Fez estágio curricular de caracterização, efeitos especiais com a Anymamundy no Porto e estágio de produção com a PMP em Lisboa. Participou num workshop de caracterização de cinema com Steiner Kaarstein. Em 2016 trabalhou no espetáculo " O Circo do mágico Eli Eli Eli Elias" a fazer caracterização e cabelos no Coliseu dos Recreios e Casa da Música pelo Chapitô, participou no Projeto Geração SOMA de Pedro Sena Nunes como auxiliar de cenografia, figurinos e caracterização, no ano 2018 colaborou como caracterizadora infantil no evento Alice in Circus Adventures em Estbourne, Inglaterra pela Acting Moon Events. Fez parte da equipa de construção de cenografia do teatro TIL- Teatro Infantil de Lisboa, na realização do espetáculo "Heidi" e do espetáculo “As asas do sonho". No ano de 2021 esteve como assistente de figurinos na ópera “Elixir do Amor” do projeto Ópera Connosco, Marvila! Em 2022 foi figurinista do espetáculo “The Best Dinner Show” com a empresa Drag Taste.

Desde 2017 que é membra da associação cultural Indecisas Produções, onde desempenha várias funções de criação artísticas como figurinista, maquilhadora, cenógrafa, entre outros. Faz também parte da equipa de produção desempenhando funções desta área em eventos como , espetáculo "Um sonho de Camões" no âmbito do Festival F.I.C, no evento Cascais Christmas Village, entre outros.

Sofia Pereira

Sofia Pereira nasceu a 4 de Novembro de 1980, em Lisboa. Concluiu o 12o Ano de escolaridade/curso de tecnologias Informáticas. Um gosto enorme pela dança fez com que aos 4 anos de idade começasse a frequentar aulas de dança no Studium Margarida de Abreu tendo acabado por ficar até 2006 como aluna/assistente de professora de aulas de ballet para crianças. No ano lectivo 2003/2004 exerceu as funções de auxiliar educativa no jardim de Infância “os Pinheirinhos”. Em 2005 mudou-se para Setúbal para colaborar num projecto de criação de uma base de dados numa empresa tendo acabado por ser convidada a ficar até 2014 como administrativa. Para além do trabalho que exercia como administrativa, esteve envolvida em diversos projectos na área do Todo Terreno participando na organização de eventos de índole desportivas e turísticas tanto em África como em Portugal. A ligação criada por África fez que em 2011 entrasse num projecto de artesanato, com o nome Gosto d’Africa, onde se mantém até hoje. Em 2014 mudou a sua residência para Montemor-o-Novo onde tem residido até hoje. As suas capacidades de organização e de trabalho em equipa levaram-na a colaborar com várias associações locais como por exemplo A Alma d’ Arame e a MARCA. Hoje integra também uma associação cultural as Indecisas Produções, onde está encarregue da organização administrativa e de assistência à produção.

bottom of page